VT Pass – O Vale Transporte da Sodexo | Sodexobeneficio.com.br

VT Pass – O Vale Transporte da Sodexo

vtpass_sodexoO VT Pass da Sodexo é uma excelente forma de pagamento do benefício de vale transporte aos trabalhadores de algumas regiões do Brasil. O benefício é um direito obrigatório a todos os trabalhadores que sejam contratados pelo regime CLT, cabendo aos empregadores a oferta da melhor alternativa ao trabalhador.

O que é: O VT Pass é o cartão de vale transporte da Sodexo. Ele funciona em substituição às demais formas de pagamento de vale transporte (outros cartões, por exemplo, dependendo de cada cidade e empresa de transporte público). Ele deve ser utilizado para deslocamento da moradia para o trabalho e vice-versa através da rede de transporte público, incluso trajeto em horário de almoço. É proibida a sua utilização para outras atividades ou por terceiros.

Na prática, ele garante maior comodidade e segurança para os beneficiários, uma vez que eles não precisam se deslocar até o local para recarga das passagens ou andar com quantia em dinheiro para pagamento do transporte.

Onde é aceito?

Atualmente, o VT Pass é aceito na cidade de São Paulo e no Rio de Janeiro.

Ele pode ser emitido em forma de cartão próprio ou em formato SPtrans, Bilhete Único – SP, CMT – Bom – SP para São Paulo ou em formato Fetranspor – Riocard – RJ, para o Rio de Janeiro.

O trabalhador que deseja o seu precisa se dirigir à administração de sua empresa e solicitar a adesão para recebimento de vale transporte, onde será questionado a quantidade de passagens ideais por dia e mês, que totalizarão o depósito mensal. Do salário, será descontado 6% do salário básico, cabendo à empresa depositar a diferença correspondente.

Lei do Vale Transporte

A Lei do Vale Transporte foi constituída em 1985, através da Lei nº 7418 de 16 de dezembro, com alteração nº 7619 de 30 de setembro de 1987.

A legislação e sua alteração isentam as empresas de disponibilizar transporte próprio aos seus trabalhadores empregados mediante à disponibilização do vale, por outro lado veta a sua substituição por pagamento em dinheiro ou por outra forma.

O benefício é obrigatório e não possui natureza salarial e não pode ser incorporado ao salário, salvo se pago ao empregado em moeda corrente. Por isso o cartão é uma vantagem para o empresário, pois ao pagar o vale transporte isenta de pagar ônus sobre encargos dessa natureza. Cabe à empresa realizar o levantamento de quais meios de transporte público estão presentes em sua cidade, tais como linhas de ônibus urbano, metrôs, trens, etc.

O cartão VT Pass da Sodexo facilita o transporte nesses meios, uma vez que pode ser usado para tais fins.